Sem Piração na Volta à Rotina!

Por: Larissa Siriani

Resolvi deixar esse post mais pro meio/fim de fevereiro porque agora é que todo mundo está realmente voltando àquela velha e nem-sempre-tão-boa rotina: colégio, faculdade, cursos, trabalho, sofrimento, tempo de menos, coisas demais, horas faltando no dia. Quem não sofre quando tem que se readaptar à rotina logo após as férias, que atire a primeira pedra!

Afinal, além de ter que voltar a acordar cedo – pesadelo! – a gente se vê tendo que dar conta de tanta coisa que às vezes se perde, se confunde, se desespera! Então vim hoje trazer umas diquinhas básicas pra ajudar vocês a organizarem melhor seu tempo, provando que o dia com 24h é sim bom o bastante pra dar conta de tudo; só precisa de um pouquinho de boa vontade!

Tenha em Mente Seus Horários e Obrigações!

Se você estuda e trabalha e ainda por cima faz aquele curso de inglês que você odeia, já sabe que tem um dia, no mínimo, ocupado. Então, logo de cara, é essencial você ter uma mini-tabelinha, ainda que mental, com os seus horários semanais. Pra quê? Porque ai você sabe exatamente quais horários tem livre pra cumprir outras obrigações – como uma consulta médica – ou fazer outras coisas que você precisa, quer ou é forçada a fazer – desde levar o cachorro pra passear até enfiar a cara naquele TCC que te faz tremer! Por exemplo:

8h: Faculdade

(intervalo das 10h às 10h30)

14h: Trabalho

19h (terças e quintas): Curso de inglês

Então você já sabe que tem as noites de segundas, quartas e sextas, livres, e que tem uma brecha até o horário de trabalho pra fazer algumas outras coisas. Pode até parecer bizarro você ter seus horários bem estipulados, mas isso ajuda muito pra você não criar uma confusão enorme na hora de marcar compromissos!

Primeiras Coisas Primeiro

Essa frase é péssima, mas é um trava-linguas pra uma coisa simples: faça primeiro o que for mais importante. Se você tiver que escolher entre fazer as unhas ou estudar para aquela prova difícil, o que vai ser? Quando a gente dá prioridade para o que parece ser mais difícil e mais importante, acaba fazendo tudo numa ordem certa, de modo que dá tempo de fazer tudo. Ou quase tudo.

Tenha uma Lista de Afazeres

Eu sou MUITO esquecida, e por isso sempre listo as coisas que eu tenho que fazer, colocando ao lado siglas como PRA AMANHÃ ou URGENTE!! Desse jeito, vou cortando da lista o que já fiz e sei o que ainda falta fazer, e posso ficar ‘me cobrando’ de modo que tudo seja feito. É facinho: pegue um pedaço de papel, escreva nele as coisas que tem que fazer na semana – estudar pra prova de matemática, pegar o carro no mecânico, dar banho no cachorro, cabeleireiro – numa ordem ou com siglas que te ajudem, e pregue em algum lugar bem visível; no meu caso, é minha escrivaninha. Desse jeito, meus afazeres estão lá o tempo todo, e eles me perseguem de maneira tal que acabo me forçando a ser mais organizada. E também não deixo nada passar!

Faça um Calendário

Adotei essa medida no ano passado, e deu super certo. No Word, fiz uma tabela com os dias da semana, os números dos dias, e espaço pra fazer anotações. Fiz isso com todos os meses úteis do ano (aqueles em que não estou de férias), e nele, marquei tudo: feriados, festas, trabalhos, provas, obrigações já agendadas. Foi a melhor coisa do mundo! Cada vez que um dia atarefado passava, eu cortava o dia com um X, e peguei o hábito de consultá-lo semanalmente, de modo que estava sempre preparada pra tudo. Ou quase sempre. É ótimo pra quem, como eu, tem uma memória quase nula pra datas!

Espero que aproveitem as dicas!

Beijocas e segue a gente @Diadebrilho

Anúncios
Deixe um comentário

8 Comentários

  1. hahah vc nao sabe, mas eu adoro inglês! então não é um martírio ir para lá. Dicas ótimas, preciso de uma agenda, coloco tudo em um monte de papel e perco tudo, daí ”omg, hoje tem prova de quimica também?” elaia
    bjos

    Responder
  2. Obg sissy =DD tbm achei q ele arrasoou.. adoorei *—* e gostei do site, vou criar conta sim e brincaar qdo der, mto fofo =DD sobre o post da Larissa, neeeem me fale em correria viu husahusasahu’ se eu pudesse meu dia teria 48 horas *-* vou pra facul as 8, as 14 trabalho..saiu as 20hrs e graças ao trânsito chego as 22hrs em casa ¬¬’ tempo pra nada dia de semana, mas vou tentar fazer uma tabelinha como vc comentou no post.. e ver se me sobra algum espacinho neem que seja para entrar no blog hsuasahu’ bjsbjs!

    Responder
  3. Não conhecia o blog ainda, mas adorei. Que criativo este post e muito bem feito. Parabéeens. Sempre perco as datas de tudo, é uma loucura isso pra mim! Vou tentar seguir as dicas.
    Beijos !

    Responder
  4. Aii nem me fale! Minhas aulas na faculdade começam na segunda-feira. Parece que tudo vai virar de pernas pro ar. Depois de 3 meses de férias é difícil voltar à rotina…leva um tempinho. hehehe
    Beeijos

    Responder
  5. Voltar a rotina é realmente muito complicado!!! Principalmente quando na primeira semana da facul os professores nos enchem de trabalho hahaah

    bjs

    Responder
  6. BOAS DICAS! Eu ja estou pirandooo! horario mudou e nao está batendo com outras coisas!! acredita segundaa eu saio duas horas agr! e tenho treino uma e meia! como isso ? Surpresa lá no blog, curte ver?

    Responder
  7. Eu sou mega desorganizada em meu tempo, nunca sobra, ta dificil viu huahuaua vou ver se consigo pore em pratica algumas das suas dicas.. adorei!!

    bjuss

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: