De olho no seu consumo!

Por: Wanessa Oliveira

Por incrível que não pareça eu tinha anotado essa ideia de post há um tempo e hoje a ideia apareceu em minha mente, achei importante dividir com vocês, esse assunto tão importante na vida da gente, cuidar do nosso consumo (exagerado)! Este post não é só pra vocês leitoras, infelizmente é pra mim também que andei gastando mais do que devia e estou pagando pelo prejuízo, ou seja, sem gastos por um longo tempo 😦

Encontrei pela web vários artigos e pesquisas sobre nós mulheres e vejam se concordam com estes pontos!  Inclusive este tema é bem bacana para fazer uma monografia!

Reza a lenda que mulher adora gastar. Mas se fosse verdade, seria mais do que justo. Afinal, trabalhamos por cada centavo gasto, seja em casa, no escritório ou em outro ambiente que se enquadre à labuta. No entanto, o consumo feminino não tem como único beneficiado o próprio umbigo. A mulher, apesar de ter ido à luta e de dividir com o homem todas as responsabilidades de um lar, continua sendo a maior responsável pelo que toda a família consome. Um estudo realizado pela Credicard, em 2003, revela que quase metade dos cartões de crédito do país, cerca de 46%, se encontram na bolsa delas, movimentando R$ 32,4 bilhões em compras. (Bolsademulher)

“As mulheres, de maneira geral,  gostam de variar marcas, procuram preços mais baixos e afirmam que vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade”, destaca Juliana Sawaia, gerente de marketing do IBOPE Mídia.

Outro ponto importante seria o consumo exagerado de seguir tendências, produtos de maquiagem, as viciadinhas em make e a nova onda de esmaltes. Muitas mulheres insistem em comprar produtos que já tem em suas nécessaires com medo de não encontrá-los mais tarde. Entendo totalmente a situação, mais o problema aqui é que nós compramos muita coisa por comprar, naquele momento desejamos algo que depois não iremos precisar. Então, alerta amigo, cuidado com o consumo exagerado. Pense sempre: eu preciso disto? Eu vou usar este produto?

Dicas: (bymarina)

1- Quando sair às compras, para não cair em tentação, faça uma lista com as coisas que vai comprar;
Quando comprar uma roupa nova, reveja no seu guarda-roupas, o que não serve mais para você e doe! Faz bem para você e para quem recebe a doação!

2- Dê uma olhada nos seus cosméticos e produtos de higiene e limpeza. Eu sei às vezes compramos alguma coisa e não gostamos muito, não é mesmo, mas não jogue fora, tem sempre um amigo, ou amiga que queria experimentar justo aquele xampu novo e não comprou ainda… vai que ele ou ela também não ia gostar… menos um produto jogado fora!

3- E quando comprar um produto de higiene, como xampus e condicionadores, cremes etc, use-os até o fim e não caia na tentação de comprar outro antes daquele terminar!

4- Cuidado com a conversa de vendedor dizendo que todas as peças da loja estão maravilhosas em você. A gente percebe quando algo não é verdade, concordam?

5- Quer gastar menos? Evite idas ao shopping ou lojinhas isso só faz sua vontade de querer coisas que você não precisa. (Estou praticando esta ação neste momento!)

Me lembro que quando entrei na faculdade o professor de sociologia perguntou quantas pessoas tinham mp3, ipod, aparelhos de música em geral e indagou: para que um objeto daquele com 8GB ou mais para armazenar tantas músicas, sendo que você vai ouvir apenas 5 ou 8? Ah, abaixo tem um vídeo super interessante sobre o consumo e meio ambiente, vale o clique!

Beijokas e segue a gente @Diadebrilho

Anúncios
Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Preciso urgentemente aprender a seguir essas dicas!!!!
    Comprar eh mtt bom… mas ter dinheiro pra td nao eh facil neh
    Bjaoo

    Responder
  2. Larissa Rehem

     /  26 de maio de 2011

    O segredo é se controlar. Se você tem X p/ gastar gaste até o X e não ultrapasse isso!
    Essa onda de tendência é meio furada porque o que é in hoje não é in amanhã, acho que vale a pena apostar em peças coringas, que combinem com seu estilo e deixar a tendência nos detalhes e não no essencial!!

    *É mesmo Wanessa, o blog Fashion Coolture é viciante e a Flávia é uma excelente modelo e se veste muuito bem!!

    Beijos!!

    Responder
  3. tem que ter foco!!! hahah e realmente não sair olhando as lojas se nao “precisa” comprar nada, é uma tentação!
    Bjs, Tati,
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    Responder
  4. Adorei as dicas!
    Vivo escrevendo posts com dicas para comprar menos
    ou, quando comprar,que seja uma coisa certa,que vamos
    aproveitar muito.Acho que nós como blogueiras acabamos
    conhecendo muitos produtos e peças diferentes,então,
    é normal querer comprar tudo.Por isso,temos que ter
    controle,né?Esses posts são ótimos para nós e para
    as leitoras!=)

    Responder
  5. adorei as dicas! tava precisando mesmo :/

    beijos

    Responder
  6. Estilos Conectados

     /  27 de maio de 2011

    Flor, amei esse post! Nossa, eu ando comprando muita coisa que não devo e fico passada em como eu não uso a maioria delas. Tipo, eu sou mt besta e fico com dó de usar as coisas para o dia a dia, mas poxa, eu mal saio! De que adianta né? E indico uns posts que eu vi no Oficina de Estilo falando sobre o consumismo consciente. Que a gente deve entender nosso guarda roupas primeiro antes de sair comprando tudo o que vimos pela frente, sendo que certas coisas a gente compra por impulso só! 😛

    Adorei mesmo o post!

    Beijos!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: