Quero fazer intercâmbio

Por: Larissa Siriani

Estava aqui pensando no que escrever pro blog, e como sou a rainha dos assuntos diferentes por aqui (dificilmente falo de moda ou beleza, como vocês já devem ter notado), decidi que não podia ser qualquer coisa. Ai me toquei: estou viajando. Por que não falar exatamente sobre isso?

Estou no momento fazendo minha segunda viagem de intercâmbio, e volta e meia tem gente me perguntando coisas a respeito: como é, pra onde ir, como faz. Se tem uma coisa que eu encorajo todo mundo a fazer é sair do país a estudos ou a trabalho quando tiver a oportunidade! Vale super a pena, e é um crescimento que você não vai ter em nenhum outro lugar. Então, esse é o tópico de hoje!

Como funciona

Essa é a primeira pergunta. Muita gente acha que, quando se faz uma viagem de intercâmbio, você vai pra casa de alguma família, e um membro dessa família vem pra sua casa. FALSO. Pra sua família aqui poder receber gente de fora do país, tem que ter uma licença especial (nem me perguntem sobre isso porque eu não sei), e isso não se obtém só porque você vai estudar fora. Então, tranquila, porque ninguém vai invadir sua casa no seu lugar ;P

O que realmente acontece é que você pode optar o que quer fazer fora do país, pra onde você quer ir, que programa quer fazer e até o tipo de acomodação que você quer. E é mais fácil do que parece: todo o trabalho duro é feito pelas agências de intercâmbio.

O que eu posso fazer

Tem vários programas pra quem quer sair do país. Se você tem de 15 a 17 anos, pode optar pelo High School – fazer alguns meses de colegial numa escola normal em um outro país de sua escolha – ou um curso de férias. Se você é mulher, com mais de 18, pode fazer um programa de Au Pair, que é basicamente uma babá, que trabalha meio período na casa em que estiver morando, estuda meio período e ainda recebe salário; pode fazer cursos de inglês da duração que preferir, extensão universitária, programas de estágio e até conseguir um trabalho durante as férias na Disney.

O que precisa fazer

Lógico, não é nada mágico tipo “quero e vou”. Só pra começar, tem que ter uma pequena grana pra desembolsar. Intercâmbio nenhum é barato, pois, além do curso, você ainda tem que pagar passagens e despesas de visto, caso precise de um. Também é preciso ter um domínio pelo menos básico da língua. Se você espera ir pros EUA sem nunca ter estudado inglês pra tentar aprender na marra, pare e repense. Saber pelo menos o mínimo necessário pra pedir ajuda é essencial!

E por último, mas também super importante, tem que ser animada e ter força de vontade! Se você não é uma pessoa muito comunicativa, tem dificuldade pra fazer amigos, é muito tímida ou não consegue viver um segundo debaixo da asa dos seus pais, não recomendo. É o tipo de experiência pro qual a gente deve estar aberta e pronta pra tudo. Tem que ter jogo de cintura!

Pra onde ir

Os países mais procurados são EUA, Canadá, Inglaterra e Espanha. Mas há outras opções, como França, Irlanda, África, Austrália, Malta (onde eu estou no momento), e muitos outros. Minha dica na hora de escolher um lugar é: preço (sempre), facilidades e número de brasileiros. Um intercâmbio não vale de nada se você só cruzar com gente do seu país por lá! Afinal, vai acabar não praticando a lingua como devia!

Por hoje é isso. Se vocês gostarem, posso escrever outro post aprofundando um pouquinho mais o assunto, e respondendo perguntas, se alguém tiver alguma 🙂 Sempre feliz por ajudar e trazer assuntos diferentes!! 😀

Beijocas e fiquem bem!

Segue a gente @Diadebrilho

 

Anúncios
Post anterior
Deixe um comentário

12 Comentários

  1. Sempre fui doiiiida pra fazer intercambio… acho um jeito bem legal de conhecer novos lugares, aperfeiçoar o idioma e tbm encontrar gente bacana!
    Adoreei!!!!
    Ahh.. tem sorteio lá no blog!
    Bjoss

    Responder
  2. Oii

    Nossa sempre quis também fazer um intercâmbio… acho que é uma oportunidade impar de enriquecimento cultural e etc…. Mas nunca tive a coragem de largar tudo aqui por muito tempo hehehehehehehe… por isso preferi fazer apenas viagens mais curtas… que tb acrescentam muito!!!

    ótimo post!!

    beijinho

    Responder
  3. Também tenho vontade de ir, mas quando isso acontecer (se acontecer), não pretendo voltar! rs
    Tenho pesquisado bastante e fiz uma planilha apenas com gastos fixos… a facada é grande!

    Responder
  4. Acho uma experiência incrível morar fora, tive a oportunidade de morar 1 ano em NY e foi o melhor ano da minha vida…hehe
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    Responder
  5. Oi, nossa que post mais bacana! total apoio também, acabei de voltar de um intercâmbio e foi a melhor época da minha vida! adoooro esse assunto 🙂 ótimo post!
    Wan: ainda faço um post com meus anéis e dedico pra vc! hahah
    Beeijo, boa semana meninas

    Responder
  6. pinkandsugar

     /  27 de junho de 2011

    Oi, Lari adorei o post! Sempre quis fazer intercâmbio e pretendo ir daqui a dois anos pra fazer high school… Adorei as dicas e gostaria que fizesse um post aprofundando o assunto! Beijos, mari.

    Responder
  7. Tenho vontade de ir a passeio.
    Deve ser um experiência incrível!
    Por enquanto,vou juntando $ =)

    Responder
  8. nossa que Legal Larissa!
    eu nem sabia que vc tava fora! hehehe!!!

    eu Sempre quiz viajar assim de itnercambio!
    mas filha de pai pobre é mais dificil neh!
    e agora já estou velha!
    hehehehe

    ai nos mostre fotos de como é a cidade em que vc está!
    😀
    beijos!

    Responder
  9. Oiee 🙂
    Eu sempre quis fazer intercâmbio!
    Mas acabou que quando eu tive mesmo a oportunidade, já estava muito envolvida aqui… Com trabalho e tudo mais… Achei que não era o momento!

    Muito legal suas dicas! Acho que quem pode deve se jogar MESMO! 😛

    Beijos,

    Responder
  1. Quero fazer intercâmbio – Parte 2 « Dia de Brilho
  2. Quero fazer intercâmbio – Parte 2 « Dia de Brilho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: